terça-feira, 3 de novembro de 2009

Postar cd's para Download é crime ou não?


A postagem de hoje é pra mostrar minha opinião (lógico, já falei que o blog é MEU!!!!!) sobre os milhares de blogs de downloads espalhados pela internet, que dizem que postar cd's não é crime, eles afirmam que só é crime quando se vende o material...
Primeiramente eu quero dizer que não tenho nada contra blogs! Muito pelo contrário, faço uso deles assim como todos fazem.
Então vamos supor que o artista registrou as músicas como sendo dele e permitiu somente execuções particulares das músicas, não sendo permitidas excecuções públicas bem como distribuição não autorizada das mesmas (que é que os blogs fazem).
O álbum em questão cai na rede. Crime de quem postou na internet. Após isso inúmeras pessoas fazem download do material e outras tantas ajudam a distribuir ( é uma boa tática de divulgação, mas as gravadoras não entendem isso...). Agora minha opinião: quem baixa o conteúdo não deveria ser punido, pois não teve culpa do cd estar lá na internet, agora os que distribuem sem autorização que são culpados ( embora ainda acho que não deveriam ser punidos).
Agora a parte boa: Vamos supor que você, que tem um blog de downloads e que acha que o que você faz não é crime, tenha registrado sua bunda em seu nome; permitindo apenas o uso particular, não sendo permitido que ela seja distribuída ou que haja uso público da mesma.
Após registrar sua bunda e tê-la vendido ao primeiro cliente, este cliente decidiu colocá-la na internet pra todo mundo poder usar. Você não se sentiria violado? Você estaria deixando de lucrar e ainda por cima seu cliente cometeu o crime de violação de direito autoral.
Posso estar enganado a respeito da lei de direitos autorais, e se estiver, alguém me corrija por favor!
O uso da internet para distribuir músicas poderia ser amiga dos artistas, pois ajuda a divulgá-los, quantos artistas não foram revelados devido à internet?? Agora se as gravadoras não se juntam aos supostos inimigos, azar o delas, assim só terão dor de cabeça e deixarão de ter um aliado para conseguir espaço...

3 comentários:

Unknown disse...

É crime pra quem baixa e pra quem faz upload. Mas isso não tira lucro do artista, tirar os MP3 do mundo não vai dar condição de compra à quem já não tem. Pessoas que eu conheço que não tem computador não baixam música, mas nem por isso compram CDs.

Não tem porque também colocar a culpa toda nos MP3, no passado tínhamos fita cassete, mídia gravável... pirataria e violação de direitos autorais sempre existiu :)

Assessoria Vanessa Vianna disse...

Eu sou cantora independente e me sinto lesada com essa situação. recentemente encontrei meu cd a disposição pra baixar em um blog. entrei em contato pra retirarem e eles disseram q não vão tirar. estou entrando com ação contra o blog Aleluia gospel, mas até lá vou ver meu esforço, tempo, talento e dinheiro escoando pelo ralo. Meu material que é meu sustento, sendo baixado indevidamente.

Gustavo R. M. disse...

De acordo o código penal brasileiro só é crime quando a intuição de lucro direto ou indireto, a lei varia de país pra país, não sei se por anúncios no blog de download pode ser considerado lucro indireto. Mais esse post ficou muito tendencioso, vc devia pelo menos por o artigo da lei onde diz isso que você falo.