terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Nostalgia


A inspiração desse post veio de um comentário em uma aula de química que eu assistia semana passada. Meu professor falou que havia usado o ICQ pra lembrar "os velhos tempos". Após a citação houve um grande alvoroço por parte da sala. Foi meio " NóÒóóòOòòòÒ!!!!! Véiuw! Eu lembro déss porra brow! Mó antigÁço manow!". Claro, não foi assim, mas dá pra ter uma ideia. E ainda citaram o tal do Mirc. E no Twitter de uma menina que eu sigo eu vi a seguinte frase " Recordar é viver, entrei no ICQ". Sinceramente, eu não lembro de nada disso. Acho que eu sou novo demais, melhor, sou o Jhonatan da nova geração da informática. Enquanto eu via e ouvia conversas de pessoas da mesma idade que eu tenho, ou senão 4 ou 5 anos mais velha, falando sobre como era divertido os tempos do ICQ, Mirc, internet discada... eu pensava comigo como seria essa diversão, a qual eu nunca tive. Realmente era legal?

De um outro lado, ouvia conversas de pessoas mais velhas que, segundo elas, realmente tiveram infância. Comentários do tipo "Lembro bem da época que eu brincava de bolinha de gude com os amiguinhos, futebol o dia todo na rua, ia pro clube de manhã e só voltava ao anoitecer... Aquilo que era infância! Não tinha violência, não tinha dorgas mano(alguns afirmam que as dorgas não faziam mal). A gente ficava de castigo se ficasse na rua depois das 18 hrs...Eu era feliz naquela época( e ainda jogam na nossa cara que somos um bando de merda sem diversão saudável?)"

O confronto é evidente, a moçada de hoje se diverte indo em micaretas, enchendo a cara, vomitando até a alma e ainda acham isso da hora! Crianças de 13 anos querem ser mulheres, saindo com caras de 18 anos pra mais... A infância há muito tempo deixou de ser um tempo onde as crianças se divertem de forma saudável e com amigos e não tardará a virar um período egoísta onde " não deixo você usar meu psp porque minha mãe não deixa!". Aliás, já é assim, na minha época as beyblades e os baralhos de yu gi oh eram como se fosse ouro!

As festas de antigamente, segundo relatos, eram seguras, não tinham brigas, o carnaval na praça com marchinhas e fantasias...
E o carnaval de hoje?? A maioria só tem droga! E das pesadas! Imagina ir no carnaval que vai rolar Jorge e Matheus, Marco e Mário! É pra acabar com o cérebro de qualquer um!
Confesso que minha infância não foi muito agitada, não brinquei muito, não usei ICQ... Mas foi um período bacana e proveitoso.

Os "velhos" recordam de tudo com uma nostalgia bacana, e quando nós nos tornamos velhos? Seremos tão orgulhosos de nosso passado, quanto nossos pais são? Tenho medo de em uma conversa com amigos de longa data um virar e falar:
- E eu véi?? Eu era emo cara!

Um comentário:

Naná Azevedo disse...

rafs,velho escreve um livro serio!
ISDFUHSDFAIJ
quase chorei aqui! nem sei porque o-o